Internet, A Nova Rádio?

Nova-Rádio

Quando o rádio surgiu, transmitindo músicas para todo mundo de graça, teve gente que chiou. Achou que era o fim da indústria fonográfica, que tava tudo acabado e mimimi… Pois bem, o rádio veio e praticamente se foi (você ainda escuta rádio? Pois deveria, é muito bom) e a indústria fonográfica não faliu e está aí, nem tão firme quanto antes, mas bem forte como sempre. O rádio foi o grande difusor que alavancou a carreira de inúmeros artistas muito conhecidos do público hoje, mas que na época não passavam de coitados que tocavam na garagem do guitarrista e só eram conhecidos pelo bairro, pela barulheira infernal que faziam nos ensaiso (Pink Floyd, Metalica, e por aí vai). Ora, eles eram odiados pela vizinhança mas no mundo alguém iria gostar não é mesmo? Pois bem, na época antes da internet você conhecia bandas novas através das ondas do rádio, ouvia, e talvez até gostava.

Tempos atuais: A geração mais nova nem sabe que o rádio existe, ou acha que é apenas um elemento da tabela periódica então, como eles descobrem aquela banda mega cool de indie que tá fazendo o maior sucesso na Holanda com músicas super maneiras e letras cheias de sentido? Pois bem, a internet tem esses dons.

Volta no tempo e cruza com o agora: “Meu Deus! Os downloads ilegais e o YouTube vão destruir a indústria fonográfica!!!!”

Perceberam a “incrível” semelhança? Notem que quando se fala de música pela internet, pirataria é primeira coisa que vem à cabeça da maioria das pessoas e é totalmente compreensível. Na internet eu tenho acesso a tudo que eu quiser e quando quiser, pagando por isso ou não. Eu acho sim, que a internet é a nova rádio, já que de certa forma ela divulga o trabalho de artistas muito bons que estão aí, só esperando sua vez de brilhar. E olhe que tem muitos por aí nessa situação. A internet possibilitou à essas pessoas exporem seus talentos de forma muito mais democrática que a própria rádio. Pra tocar na rádio, mesmo naquela época você tinha que ter pelo menos algo já produzido e até uma gravadora. Hoje uma câmera na mão e um violão podem fazer um tremendo sucesso no YouTube e isso abre o olho das gravadoras e empresários. Um artista amador, quando é talentoso, bem assessorado e com apoio profissional pode surpreender até quem está no ramo a anos.

Voltando ao assunto da pirataria, eu tenho uma opinião diria, até polêmica: Quem baixa conteúdo protegido por copyright na internet para uso próprio, acho que não está comentendo pirataria, e sim procurando meios de entretenimento. Pirataria para mim, é quando alguém usa esse conteúdo para ganhar dinheiro, tipo, baixei o álbum novo do Kiss, gravei 500 cds e to vendendo cada a 2,50, isso sim é pirataria. Agora entra na memória aquelas propagandas “o dinheiro da pirataria alimenta o crime, o tráfico de drogas, e o assassinatos de duendes anões da terra encantada” e blá, blá, blá. Gente todo mundo tá cansado de saber isso, e é um assunto muito sério (principalmente por causa dos duendes), mas vamos combinar que isso não se aplica à internet né gente? O cd novo dos The Cataracs não foi “upado” para a rede por quem está querendo obter lucro e sim por fãs do duo, que compartilharam seus gostos para que outras pessoas escutem também e virem fãs, assim com eles! Simples assim, sem nenhum dinheiro envolvido. Olha o exemplo: Adele foi a cantora que mais teve músicas baixadas ilegalmente ano passado, mas também foi a que mais vendeu discos! Porque? Porque ela fez fãs que acharam que compensaria comprar um CD dela original para ter em coleção ou para escutarem com fidelidade exemplar! A internet é a nova rádio sim minha gente, e a indústria fonográfica não vai falir por causa dela.

Opinião pessoal: Artistas que reclamam do dinheiro que perdem na internet tão é enchendo o saco. A maior renda que eles recebem não é de vendagem de discos e sim dos shows que fazem (os inúmeros shows, que custam fortunas, e cujo ingresso que você paga custa modestros 500 reais, muuuuito mais do que um CD original). E você vai no show porque? Porque gosta, e provavelmente porque você viu o clipe da banda no YouTube ou baixou o album deles e gostou ora bolas!

A pirataria tem que ser combatida SIM. Mas deixem-nos escutar a nossa “rádio” em paz. Não estamos fazendo mal pra ninguém!

Até Logo

Deixe um comentário

Arquivado em Internet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s