Jogar por Troféus

Troféus

 

Uma das funcionalidades mais divertidas de um Playstation 3 são os troféus. Para que não é familiarizado com os termos, não possui um console ou nunca jogou nada onde haja esse tipo de premiação (alguns jogos de pc também possuem seu próprio sistema de conquistas) troféus são premiações in-game que você ganha ao realizar determinada condição imposta, sendo ela relacionada à história do jogo ou não. O Xbox360 também possui algo parecido chamado de conquistas, entretanto não é tão divertido como no PS3, principalmente pelo fato do troféu de Platina, exclusividade do console da Sony, que você só ganha quando desbloqueia todos os troféus, termo que entre os ‘sonystas’ é conhecido como platinar um jogo. Há pessoas completamente aficcionadas pela conquista de troféus e existem  comunidades e sites especializados em reunir essas pessoas. Essa diversão extra, a sensação ímpar de desbloquear aquele troféu difícil depois de um enorme esforço é indescritível, mas há também o lado negro da força: A perda da diversão em troca de subida de ranking ou o que quer que seja.

Os troféus são tão importantes que podem influenciar na compra de determinado jogo, o que também é ruim. Quer um exemplo? Hanna Montana é um jogo super fácil de platinar, mas é um jogo horrível, já Gran Turismo 5 é um excelente jogo e sua classificação de dificuldade no MyPst é Quase Impossível. Pessoas interessadas apenas em platinar um jogo, dificilmente comprariam GT5, a menos que sejam muito hardcore ou amem a série.

Jogos antigos (antes de 2007) não possuem suporte à troféus (como o primeiro Assassin’s Creed), o que é um entrave à aquisição desses jogos. Versões remasterizadas de jogos antigos (a moda de agora, as HD collection) possuem troféus, o que eu vejo como uma jogada de marketing para vend~e-los já que a presença dos troféus é um adendo interessante para os “Trophy Hunters”.

A Psn possui inúmeros títulos, jogos baratos e divertidos e com troféus, mas sem platina, exceto alguns casos raros, o que também influencia na hora de fechar um download.

Analisando tudo isso: Estamos escravos dos troféus?

Eu sempre prezo a qualidade do jogo antes de olhar como são os troféus. Admito que a dificuldade de platinar um jogo me influencia na hora da compra, mas eu sempre pesquiso reviews, olho jogabilidades no YouTube e procuro informações de pessoas que já jogaram o título que estou de olho antes de fechar um compra. Por exemplo, Assassin’s Creed III, Tomb Raider, Bioshock Infinite entre outros ótimos títulos são compra certa! (independentemente da dificuldade dos troféus)

Conluindo tudo isso, quando o jogo é divertido, não importa o quão difícil é platiná-lo; sempre será muito bom jogá-lo.

Até a próxima.

Deixe um comentário

Arquivado em Games

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s