A Política de Direitos Autorais do Facebook


Facebook

Notei agora, que a política de proteção de direitos autorais do Facebook parece ser a mais rígida na qual esbarrei até agora.

Estou fazendo uma contagem regressiva para meu aniversário de formatura e junto com o Status, estou postando fotos antigas da turma, vídeos e etc. Eis que resolvi upar um vídeo direto para o servidor do Facebook, um slide-show com as nossas fotos do encarte e da beca com “Smile” de Charles Chaplin ao fundo e eis que mal o vídeo foi processado, recebo uma notificação dizendo que ele seria removido por possuir conteúdo de terceiros.

Apesar disso não fiquei chateado ou emputecido, já que realmente utilizei uma música licenciada para outra pessoa no meu vídeo, mas eu achei meio agressivo a forma como essa fato é tratado. Por exemplo, eu tenho esse mesmo vídeo (e vários outros na mesma situação) postados no YouTube, e eu também recebi notificação de que eles possuíam conteúdo protegido por copyright, mas diferente do facebook, o YouTube não removeu os meus vídeos, apenas adicionou nas informações que o mesmo possuía conteúdo criado pela empresa dona da música, por exemplo, e adicionou algumas propagandas no vídeo (aquele pop-up dentro do vídeo que a gente sempre fecha sem nem olhar direito o que é), mas tá lá, online pra quem quiser ver.

A solução foi linkar o vídeo do YouTube no Facebook, já que um não interfere na política do outro.

O que nos faz pensar é que, se existe soluções como a do YouTube, porque não pode ser aplicada ao Facebook também? Geralmente que faz esse tipo de vídeo não tem intenção de distribuir o mesmo e muito menos ganhar dinheiro com o tal. Pode até ser um meio interessante de divulgação do trabalho de algum artista pouco conhecido. Agir em parceria com os produtores desses tipos de conteúdo pode ser uma solução que agrada a todo mundo. Eu ganho, você ganha e a empresa também.

Até Logo!

1 comentário

Arquivado em Internet

Uma resposta para “A Política de Direitos Autorais do Facebook

  1. Priscila Braziç

    OBRIGADA AMIGO, O FATO DE COMPARTILHAR DE UM PROBLEMA COMO O MEU ME FEZ RESOLVER E SALVAR MEU INTERDISCIPLINAR DA FACULDADE =D! FINALMENTE CONSEGUI POSTAR DEPOIS DE HORAS!!!! VLW QUE DEUS TE ABENÇOE

Deixe uma resposta

