Música de Video Game é coisa séria

 

Quando jogamos, independente do tipo de jogo às, vezes não notamos algo que sempre está presente mas que se faltar torna a diversão não tão divertida. A trilha sonora de um jogo é fundamental para imersão no mesmo. Quando o Super Mario Bros. foi lançado pro NES, Koji Kondo fez um MILAGRE colocando aquelas músiquinhas clássicas que todos nós adoramos em um cartucho de no máximo 125 Kb. Agora, pense bem, no trabalho que o danado teve. Tudo bem, que era aquela coisa tipo MIDI, mas já era uma revolução variar as músicas em um único cartucho. Hoje em dia, as trilhas sonoras são elaboradamente compostas. Eu vou usar como exemplo para esse post o jogo Indie estilo Tower Defense da Pop Cap chamado Plants Vz Zombies. A compositora da trilha sonora original se chama Laura Shigihara e olhem, eu adoro o jogo e as músicas dele são muito bem feitas, mas fiquei impressionado com os vídeos do canal dela no Youtube onde ela toca apenas no piano as músicas que ouvimos durante o jogo. Só comparando pra ver o trabalho que deu para compor. Provavelmente exigiu um processo criativo supremo, eu jamais seria capaz de pensar em algo assim. Vejam e comparem, começando pela minha música favorita do jogo.

Agora, a versão da mesma música pelos dedos da compositora

Como puderam ver, dá trabalho tocar esse negócio. Pior ainda é a música da batalha final contra o Dr. Zomboss (hehehehe)

Agora, versão piano

Aquaria, outro jogo indie qu eeu recomendo ao máximo, é outro exemplo de como a música é importante nos jogos. O compositor se baseou apenas em algumas notas que no jogo é chamada de “O Verso” para criar toda a trilha sonora do jogo, isso soma mais de 50 músicas, totalmente originais.

Remasterizações e rearanjos de músicas clássicas também tem o seu espaço. O maior exemplo disso são as músicas da trilha sonora de Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2, jogos para Nintendo Wii. Escutem:

Até a próxima

Deixe um comentário

Arquivado em Eu Crítico (minha opinião sobre o q anda acontecendo), Softwares (a parte que a gente xinga)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s