Usando Animações no PowerPoint

Usando Animações no PowerPoint

Uma coisa que noto sempre que apresento um seminário onde coloco inúmeras animações para representar melhor o tema que estou abordando, é o total desconhecimento dessa ferramenta do PowerPoint, ou então as perguntas tipo: “Como que você conseguiu fazer isso?” “Nossa, que legal, eu queria saber fazer igualzinho”

Pois bem, eu venho aqui novamente ensinar como deixar sua apresentação mais dinâmica e bonita, mais fácil de compreender e deixar os seus professores satisfeitos.

Nesse Tutorial eu não ensinarei simples técnicas de animação, como animar texto e etc, mas sim algo mais, vamos dizer assm… avançado. Esse poderá ser um tutorial bem longo.

Para começar, abra seu PowerPoint, escolha o tema, e faça sua apresentação. Para esse exemplo, vamos utilizar círuculos e as trajetórias de animação. Para esse exemplo, utilizei o Design Verve com as cores e efeito alterado alteradas. Lembrando sempre que você pode clicar nas imagens para vê-la em tamanho maior. Ainda colocarei o pptx no meu SkyDrive para que você o baixe e execute esse tutorial, caso prefira treinar passo a passo, senão, pode somente ler e usar os seus próprios elementos. Clique na Imagem abaixo para baixar o arquivo.

Design Escolhido

Vamos começar, primeiro desenhe TUDO o que tem que ter na sua animação, mesmo que isso se torne uma tremenda bagunça. Tudo se ajeitará no final. No exemplo, vou usar as formas estrela e quadrado. O objetivo é fazer a estrela e o quadrado aparecerem um logo após o outro e depois, fazer com que a estrela mova-se para dentro do quadrado:

Elementos que vamos Animar

Vamos agora na aba Animações e escolheremos a opção Animação Personalizada

Animação Personalizada

Caixa de Animação

Clicando no elemento que você deseja animar, o botão adicionar efeito fica tivo, nessa opção, temos quatro tipos de efeito: Os de Entrada, os de Ênfase, os de Saída e as Trajetórias de Animação.

Efeitos de Animação

Como queremos que a estrela apareça, vamos escolher o menu “Entrada”. Na seta de expansão, podemo ver alguns efeitos básicos, mas ainda há vários efeitos que você pode escolher, e inclusive pré-visualizar. Escolhi o efeito “Desaparecer”, que apesar desse nome, como é um efeito de entrada, o objeto aparece.

Opções de Efeitos de Animação

Vejam, agora tem um efeito na lista de efeitos, e suas propriedades estão ativas.

Lista de Animação

Falaremos sobre essas propriedades adiante

Pronto, a estrela já está animada, agora é a vez do quadrado, escolha o mesmo efeito para ele pra não destoar da dinâmica da apresentação. Assim teremos esta lista:

Lista de Animação

Como disse no começo, queremos que os dois apareçam ao mesmo tempo, o ícone do mouse indica que ele só aparecerá quando houve um clique ou uma intervenção do teclado. Para isso, você pode clicar com o botão direito do mouse em cima do efeito do Retângulo e escolher “Iniciar com o anterior”, ou usar a caixa de seleção em cima da lista chamada “Início”

Opções de Início e Comando

Pronto, a primeira etapa está concluída. Para testar eu recomendo sempre iniciar a apresentação para ver se não tem nenhum erro. Só para explicar: O número na frente do efeito na lista de efeitos, é a ordem na qual o efeito vai acontecer. A estrela indica o tipo de efeito e o nome é o nome do objeto que você está animando.

Agora está na hora de fazer a estrela ir para dentrinho do quadrado. Clique na estrela e vá ao painel de animação e escolha no botão “Efeitos” a Tragetória de Animação e selecione “Desenhar trajetória de animação” e logo depois “Linha”

Menus das Trajetórias de Animação

Vai aparecer uma cruz de precisão na ponta do mouse, leve-a ao centro da estrela, clique e arraste para o centro do quadrado. A animação da estrela se movendo irá acontecer imediatamente após o risco estar feito. Se a estrela/elemento que estiver animando se esconder sob o outro elemento, selecione-o, vá até a aba que apareceu chamada “Formatar” em Ferramentas de Desenho e escolha a opção “Trazer para Frente” na sessão “Organizar”.

Traço sendo feito

Traço da Animação Pronto - A ponta verde indica o início e a ponta vermelha indica o final

Agora vêm a parte mais chata. Acontece que nem sempre essa trajetória fica onde deveria ou onde você deseja. Para solucionar isso, é possível editar o ponto de partida e chegada do objeto, mover a trajetória com o Ctrl e as setas do teclado para ficar mais preciso ou até redimensionar a trajetória

Notem, a posição da trajetória desse desenho está mais em baixo, comparado com a imagem acima

Desse modo, a estrela vai se encaixar perfeitamente no quadrado

Movimento da Estrela

Movimento Finalizado

Você pode utilizar várias ferramentas interessantes nas trajetórias de animação para valorizar o seu trabalho, dependendo do tema que você estiver expondo. Eu por exemplo, uso de vez em quando, anticorpos se ligando a antígenos, movimentos de semeaduras em meios de culltura em placas de petri. Exemplificações de reações químicas, ligases de DNA e muitas outras coisinhas básicas. Fiz uma vez, um seminário sobre a dengue, onde havia um mosquito voando por todos os slides, usando os Slides Mestres, mas isso fica pra um próximo tutorial. Veja também meu post sobre Inserir Vídeos diretamente no PowerPoint e sobre Estética e Organização.

Ninguém me ensinou nada disso, eu aprendi mexendo. Seja curioso, fuce sem parar, brinque, explore os recursos dos seus programas e seja um ótimo apresentador. Aqui alguns exemplos de animação para você verem o que é possível fazer com esse recurso do Power Point Clique na Imagem para Baixar.

image

Espero que consigam. Até a Próxima

About these ads

6 Comentários

Arquivado em O Office 2007 e os Universitários

6 Respostas para “Usando Animações no PowerPoint

  1. eu gostei mais ou menos do site por que algumas coisas nao ficaram bem claras ok?mas o resto foi otimo….eu disse isoo por que agora estou fazendo um curso de power point !!!

  2. Franco

    muito bom , rápido e simples !!

  3. Betinho

    Sempre faço isso, meu colegas morrem de inveja hahaha!

  4. Elsa

    foi muito prático, legal

  5. Pingback: Transição e Animação Slides « Blog do Professor Felipe Edgar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s